Avaliação do impacto ambiental e da sustentabilidade agrícola da cana-de-açúcar: o exemplo de Campinas


Avaliar a sustentabilidade de sistemas de produção, interagindo entre várias propriedades rurais numa bacia hidrográfica, comunidade rural ou município, é tarefa complexa. Vários desafios metodológicos estão relacionados às escalas de tempo e espaço. No Brasil, as tentativas de avaliação da sustentabilidade dos sistemas de produção têm se limitado a campos ou propriedades rurais. Ora, muitos sistemas com alta sustentabilidade numa propriedade, quando generalizados à região, podem causar verdadeiras catástrofes ambientais.

Um trabalho piloto de pesquisa, visando objetivos metodológicos, foi desenvolvido sobre essa temática no município de Campinas, no âmbito de um projeto multi-institucional coordenado pela ECOFORÇA. O título do projeto foi Cartografia Ambiental de Campinas e seus resultados completos estão disponíveis nesta home page. Aqui é apresentado um resumo dos principais resultados obtidos no que se refere ao impacto ambiental da cana-de-açúcar, como tipo de uso das terras concentrado na parte norte do município de Campinas.

A partir da observação visual da localização espacial da cana-de-açúcar na carta de uso das terras é possível acompanhar e situar, com relação a outros usos agrícolas, o impacto ambiental dos seus insumos e da sua produção em Campinas. Indicadores de sustentabilidade também são apresentados. Quantificações numéricas podem ser obtidas com as instituições promotoras do projeto.

Uso atual das terras e a cana-de-açúcar

Impacto ambiental da agricultura e da cana-de-açúcar