Resolução Temporal


A resolução temporal refere-se a freqüência com que são obtidas imagens de um determinado local por uma determinada plataforma orbital. Dois conceitos d evem ser considerados neste caso: a resolução espacial de cada plataforma e do c onjunto de plataformas de interesse.

Hoje, a nível de cada plataforma orbital a freqüência de tomada de image ns pode ser da ordem de horas ou dias, semanas ou meses. Para determinados proce ssos ecológicos e ambientais, de interesse para a biodiversidade, é possível rea lizarem observações diárias e mesmo, mais de uma vez ao dia graças aos dados do sistema NOAA/AVHRR. A figura 1 mostra uma imagem do parque nacional das Emas, ob tida pelo NOAA/AVHRR, após a ocorrência de um incêndio. Do lado oriental do parq ue ainda é passível a observação de um fogo ativo.

No tocante a processos que ameaçam e alteram a biodiversidade como a rem oção ou destruição de habitats, os incêndios e queimadas, os desmatamentos, as i nundações e as secas etc a resolução temporal dos satélites pode permitir, a dis tância e de forma não intrusiva, um eficiente mecanismo de monitoramento. Essa r esolução temporal de cada plataforma é ampliada pela existência de mais de um sa télite em cada série e pela possibilidade de combinação de vários sistemas orbit ais. Dada a crescente constelação de satélites, a resolução temporal tem aumenta do. Virtualmente, esse conjunto crescente de satélites pode assegurar uma repeti tividade muito grande na tomada de imagens sobre um mesmo local. Uma observação quase constante pode ser realizada sobre as áreas protegidas de interesse.